Comerciante condenado
Levado a júri popular nesta quinta-feira, 16, o ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Cristo Rei, em Cachoeira do Sul, foi condenado à pena de seis anos e oito meses de prisão em regime inicial semiaberto. O comerciante Ivan Carlos Fagundes de Freitas foi apontado pelo Ministério Público como responsável pela morte do operador de máquinas Nelson Moraes. O crime ocorreu em novembro de 2001.
De acordo com o promotor de Justiça João Ricardo Tavares, o assassino e a vítima tinham desavenças motivadas por questões envolvendo a Associação de Moradores. “Na época, o Ivan Fagundes vinha fazendo denúncias contra a administração anterior da entidade, que tinha como um dos colaboradores Nelson Moraes, funcionário do Executivo local”. A principal acusação era de que terras estariam sendo retiradas do terreno que a Prefeitura Municipal havia cedido para a Associação.
Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia do crime Ivan Fagundes interpelou a vítima na Rua Esperanto, chamando-a de “ladrão de terras”, o que motivou uma breve discussão. “Foi nesse instante que o réu puxou uma arma e desferiu um tiro no rosto de Nelson Moraes, que caiu morto ao chão”, explica João Ricardo Tavares.
O Promotor de Justiça se mostrou satisfeito com a pena imposta e disse que não pretende recorrer da sentença, pois a condenação não deve sofrer grande alteração, em função da condição de réu primário do comerciante.