Ex-administradora é denunciada
Com o auxílio da Promotoria de Justiça e da Delegacia de Polícia de São Sepé, o Ministério Público Federal denunciou, por estelionato, a ex-administradora do Asilo São Vicente de Paulo, Delma Figueiredo de Lima.
Conforme a investigação policial, a ex-administradora, que foi presidente do asilo durante 25 anos, teria recebido R$ 7 mil do pagamento de aposentadorias de dois idosos já falecidos, durante o período de setembro de 2003 e março de 2006. Falecido em 2003, o idoso Geni Trindade do Espírito Santo teve o cartão magnético de benefícios junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social renovado por Delma. Assim, segundo o Ministério Público Federal, a denunciada “obteve para si vantagem ilícita em prejuízo do INSS, mantendo a autarquia em erro mediante ardil ou artifício fraudulento”.
Desde 2006, Delma está afastada da função por força de ação ajuizada pela promotora de Justiça Cíntia Foster de Almeida com base no Estatuto do Idoso. Conforme a Promotora de Justiça, o trabalho do Ministério Público tem feito o Estado, a família e a sociedade em geral a dar atendimento prioritário aos idosos que, segundo o último censo do IBGE, representa 9% do total da população brasileira.