Projeto para revitalizar rios
Realizar a limpeza dos rios de Erechim, oportunizando um espaço de trabalho para pessoas que precisam regularizar sua situação perante à Justiça e à sociedade. Esse é o objetivo do Projeto de Revitalização dos Rios de Erechim, elaborado pela organização não-governamental Eloverde, com o apoio e a supervisão do Ministério Público e da 2ª Vara de Execuções Criminais. Nesta sexta-feira, 27, a partir das 8h, uma reunião na sede da Promotoria de Justiça do Município apresentará o projeto à imprensa.
A ideia surgiu a partir da necessidade de um local para os condenados pela Justiça à prestação de serviços comunitários cumprirem sua pena, mas “ganhou nova dimensão, objetivando não só fazer a limpeza física de três dos principais rios que nascem em Erechim, mas principalmente promover intensa campanha de educação ambiental”, explica o promotor de Justiça Mauricio Sanchotene de Aguiar.
Foram selecionados para a revitalização, que deve durar um ano e envolver 40 prestadores de serviço, os rios Tigre, Suzana e Dourado, totalizando cerca de 84 km. A Eloverde, responsável pela execução do projeto, fará a separação, classificação e medição do lixo, além de um mapeamento detalhado dos cenários dos rios, com informações sobre mata ciliar, assoreamento, esgoto e tipo de resíduo existente.
O projeto está em fase de captação de recursos, já tendo sido realizadas três reuniões para apresentá-lo a diversos públicos, como a prefeitura de Erechim, instituições bancárias e entidades representativas do Município. No mês de março, a Eloverde promoveu a atividade “Pedágio das Águas”, em que o valor obtido com a venda de sacolas de tecido para a colocação de lixo em automóveis foi destinado ao financiamento do projeto.
(por Mariana Lenz)