Conferência debate segurança
O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, promotor David Medina da Silva, participa nesta sexta-feira, 27, da cerimônia de abertura da Conferência Metropolitana de Segurança Pública, que acontece no Auditório da Ulbra, em Canoas. O encontro é uma das etapas regionais da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), lançada pelo Ministério da Justiça, para que a sociedade discuta questões referentes à segurança pública. Também participam do evento o ministro da Justiça, Tarso Genro, o secretário estadual de Segurança, Edson Goularte e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, além de autoridades estaduais e municipais.
Os resultados colhidos no encontro servirão de base para que o Ministério da Justiça formule medidas que permitam um novo agir em termos de políticas públicas de segurança pública no estado do RS e no restante do país.
Além das palestras do ministro Tarso Genro e do secretário Edson Goularte, o evento terá como painelistas o secretário municipal de Segurança Pública de Nova Iguaçu/RJ, Luiz Eduardo Soares; o consultor em Segurança Pública e Justiça Criminal, Rodrigo Azevedo; a secretária executiva da Conseg, Fernanda Alves dos Anjos e o consultor em segurança pública e direitos humanos, Marcos Rolim.
Além disso, ao longo do evento, sete grupos de trabalho serão formados para debater temas como financiamento e gestão da política pública de segurança, repressão qualificada da criminalidade, prevenção social do crime e diretrizes para o sistema penitenciário.