Eleita a lista tríplice
Mauro Henrique Renner, 432 votos, Simone Mariano da Rocha, 260 votos e José Túlio Barbosa, 45 votos. Estes são os candidatos eleitos pelos membros do Ministério Público e que integram a lista tríplice que determinará a escolha do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o próximo biênio. A votação foi realizada neste sábado, das 8h às 17h, no auditório da sede do Ministério Público, com a participação de 620 dos 659 Procuradores e Promotores de Justiça que compõem o colégio eleitoral da Instituição. O escrutínio encerrou às 18h30min. Houve um voto nulo e quatro brancos.
O atual Procurador-Geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, obteve 69,68% de aceitação da classe, Simone Mariano da Rocha, 41,94% e José Túlio Barbosa 7,26%. A relação dos nomes definidos na eleição será entregue pela Comissão Eleitoral e também pelo Procurador-Geral de Justiça em exercício à Governadora do Estado. Yeda Crusius terá 15 dias para nomear o futuro titular do cargo. A posse do novo Chefe do Ministério Público gaúcho será no dia 3 de abril. A solenidade ocorrerá às 17h, no auditório “Mondercil Paulo de Moraes”, da sede do Ministério Público.
Terminada a apuração dos votos, Renner exaltou o processo eleitoral e democrático. Adiantou, ainda, que se for novamente indicado pela Governadora, deseja “fortalecer propostas estratégicas na busca da profissionalização, aperfeiçoamento e do avanço tecnológico do Ministério Público”. Simone destacou a participação dos colegas no pleito e confessou estar na expectativa de poder ser indicada pela Chefe do Executivo. Mas ponderou que respeitará “a prerrogativa e a decisão da Governadora do Estado”. Túlio frisou que quer introduzir no MP “uma motivação diferente pelo modo de agir de autoridades criativas”.
PERFIL DOS CANDIDATOS:
MAURO HENRIQUE RENNER: 49 anos, natural de Lajeado, concorre a reeleição e possui 20 anos de carreira. Seu objetivo é consolidar no biênio 2009/2011 a gestão estratégica que inclui projetos, metas e indicadores.
SIMONE MARIANO DA ROCHA: 51 anos, natural de Nova Prata, tem 19 anos de carreira e atua perante à 22ª Câmara Cível do TJ. Foi vice-presidente administrativa da Associação do Ministério Público e destaca o fato de poder ser a primeira mulher no comando da Instituição.
JOSÉ TÚLIO BARBOSA: 57 anos, natural de Porto Alegre, é poeta e membro da Academia Sul-Brasileira de Letras. Concorre ao posto pela sexta vez e tem 24 anos de carreira. Atua perante à 22ª Câmara Cível do TJ e defende a ideia de que Promotores possam concorrer ao cargo, como em outros estados.