Apresentados dados sobre abigeato
O promotor de Justiça José Eduardo Gonçalves, de Santana do Livramento, participou nesta segunda-feira, 9, de reunião no município de Bagé que tratou da instalação da primeira central contra o abigeato do Estado. Participaram do encontro lideranças de 42 municípios gaúchos. O Promotor entregou aos representantes do Ministério da Justiça um panorama sobre o roubo de gado na região da Fronteira e as peculiaridades do município de Santana do Livramento, por tratar-se de fronteira seca.
A central a ser instalada no Rio Grande do Sul será a primeira em nível nacional a funcionar exclusivamente no combate ao abigeato e contará com sede própria, no município de Bagé. Informações sobre quem são os ladrões, como atuam, quais as fazendas visadas, por quais rodovias os criminosos se deslocam e quais estabelecimentos estão recebendo a carne roubada ou furtada poderão ser repassadas através de site e telefone exclusivos para denúncias.
De acordo com José Eduardo Gonçalves, “se todas as propostas apresentadas no encontro forem colocadas em prática a central poderá atingir seu objetivo”. A iniciativa integra os projetos previstos no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Com a parceria “União-estado-município” o Governo Federal pretende criar uma central regional de inteligência.