Membros elegem lista no dia 14
Um colégio de 664 Promotores e Procuradores de Justiça elege no próximo dia 14, sábado, a lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul do próximo biênio. A lista, depois de composta, será encaminhada à Governadora do Estado. Yeda Crusius deve definir e nomear o Chefe do Ministério Público gaúcho no prazo de 15 dias. A lista tríplice será elaborada mediante eleição direta, de forma independente e democrática. Encerrada a votação, a Comissão Eleitoral procederá ao escrutínio dos votos e proclamará a composição da lista com os três candidatos mais votados.
Três pretendentes concorrem ao posto máximo da Instituição: José Túlio Barbosa, Mauro Henrique Renner e Simone Mariano da Rocha. A eleição será realizada na sede do Ministério Público, na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, no período das 8h às 17h. Os Promotores de Justiça que atuam nas Comarcas do Interior têm a opção de enviar seus votos por correspondência. Cada um dos eleitores poderá votar em até três candidatos. A posse será no dia 3 de abril. A solenidade ocorrerá no auditório “Mondercil Paulo de Moraes”, na sede do Ministério Público.
PERFIL DOS CANDIDATOS
JOSÉ TÚLIO BARBOSA: 57 anos, natural de Porto Alegre, é poeta e membro da Academia Sul-Brasileira de Letras. Concorre ao posto pela sexta vez e tem 24 anos de carreira. Atua perante à 22ª Câmara Cível do TJ e defende a ideia de que Promotores possam concorrer ao cargo, como em outros estados.
MAURO HENRIQUE RENNER: 49 anos, natural de Lajeado, concorre a reeleição e possui 20 anos de carreira. Seu objetivo é consolidar no biênio 2009/2011 a gestão estratégica que inclui projetos, metas e indicadores.
SIMONE MARIANO DA ROCHA: 51 anos, natural de Nova Prata, tem 19 anos de carreira e atua perante à 22ª Câmara Cível do TJ. Foi vice-presidente administrativa da Associação do Ministério Público e destaca o fato de poder ser a primeira mulher no comando da Instituição.