Reunião com familiares de apenados
O Ministério Público, através do promotor de Justiça Rodrigo López Zílio, e o Poder Judiciário, por meio da juíza da Vara de Execuções Criminais Magali Rupert Rabello Justin, realizaram uma reunião esclarecedora com familiares de apenados na última semana. O encontro objetivou esclarecer as novas rotinas e uniformizar os procedimentos dos dois presídios de Caxias do Sul.
Segundo o Promotor, foi um momento também de ouvir reclamações. “Como as duas penitenciárias têm procedimentos diferentes atualmente, os familiares estão reivindicando igualdade de condições”, explicou. Zílio destaca que foram feitas, ainda, denúncias de maus-tratos praticados pelos carcerários. “Não podemos afirmar se eles realmente existiram, iremos investigar“, acrescentou.
A partir de outra reunião realizada, anteriormente, com a Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, foram estabelecidas algumas diretrizes que se aplicarão igualmente, aos poucos, nas duas penitenciárias. (Por Guilherme Reolon de Oliveira)