Combate à corrupção na pauta
Trabalhar com as crianças é uma forma de fazer com que elas coíbam os adultos mesmo nos pequenos atos ilegais. A frase do procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, sintetiza a importância de combater a corrupção no Brasil começando com a prevenção. Na última terça-feira, 9, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Controladoria-Geral da União e a PUC promoveram um ato público contra a corrupção. Nove de dezembro é o Dia Internacional Contra a Corrupção.
Um dos palestrantes do ato, realizado na PUC, foi o procurador de Justiça Lenio Luiz Streck, para quem a corrupção é “um ataque ao Estado”. O representante do Ministério Público destacou que “pouco adianta criar leis se o imaginário em que nos encontramos encara o direito penal como de classe”. Streck comparou situações em que casas de prostituição da periferia são penalizadas, enquanto outras se destacam em grandes espaços publicitários, inclusive patrocinando programas na televisão.
Em março, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça, lançou a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” com o objetivo de prevenir a corrupção e conscientizar os cidadãos, em especial crianças e adolescentes, sobre os malefícios de atos de transgressão. O coordenador do Gabinete de Apoio e Planejamento Institucional do Ministério Público gaúcho, promotor Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, afirma que “é necessário que se crie e fortaleça uma cultura anti-corrupção”. De acordo com ele, a sociedade brasileira, historicamente, reproduz um ambiente propício para que as práticas corruptas e corruptoras ocorram. No Rio Grande do Sul, o Ministério Público é parceiro do Projeto Escola Legal, que procura esclarecer a comunidade escolar sobre os reflexos da pirataria.
O Dia Internacional Contra a Corrupção é uma referência à Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada em 9 de dezembro de 2003 por mais de 110 países, na cidade mexicana de Mérida. O Dia Internacional Contra a Corrupção abriu a programação da Semana Nacional do Ministério Público que ocorre até o dia 18 de dezembro.