Vencedores do prêmio jornalismo
Após examinar 45 trabalhos inscritos na 10ª edição do Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul, a comissão julgadora do concurso – integrada, também, pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – definiu as matérias jornalísticas ganhadoras do prêmio/2008, que será entregue em 18 de dezembro, às 10h, no Palácio do Ministério Público, na Praça Marechal Deodoro 110, Centro. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro e uma comenda, oferecidos pela Associação do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela.
IMPRESSA
O primeiro lugar na categoria Reportagem/Impressa foi conquistada pela matéria intitulada “Fim das concessões: uma batalha que pode mudar as rodoviárias”, de autoria do jornalista José Luís Costa, publicada no dia 19 de outubro deste ano pelo Jornal Zero Hora e que discorre sobre uma batalha judicial que poderá trazer novo alento para usuários acostumados com serviços muitas vezes precários e que refere a atuação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. O segundo lugar foi obtida pela matéria denominada “Antigo lixão dá lugar a mudas de árvores nativas”, de autoria do jornalista Otto Tesche, publicada no dia 8 de julho deste ano no Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, que trata de plantio em conseqüência de termo de ajustamento firmado entre Ministério Público e Aracruz.
RÁDIO
Na categoria Reportagem/Rádio, venceu a série de reportagem “A agonia do surubim e do dourado – governo gaúcho libera a pesca de espécies ameaçadas de extinção”, de autoria do jornalista Maurício Boff, veiculada em 27/8, 25/9 e 06/11 deste ano na Rádio Bandeirantes AM narrando o inquérito do Ministério Público para apurar motivos da liberação da pesca. A segunda colocação ficou com a série “Moradores de rua: uma solução é possível?”, de autoria da jornalista Milena Schoeller, veiculada entre 2 e 4 de janeiro deste ano na Rádio Gaúcha, trazendo relato dos moradores de rua e de autoridades em busca de uma solução.
TELEVISÃO
Na categoria Reportagem/TV, ganhou a reportagem “A luta do MP pela moradia digna no Vale do Salso”, de autoria da jornalista Priscilla Casagrande, exibida no dia 20 de outubro deste ano, na Rede Record, produzida através de uma ação do Ministério Público que beneficiou centenas de famílias. Em segundo lugar ficou a reportagem “Máfia do lixo”, de autoria da jornalista Luci Jorge, exibida dia 12 de novembro deste ano na TV Bandeirantes, tratando da ação da Força-Tarefa do MP que desmantelou a fraude em licitações para ganhar contratos de recolhimento de lixo.
FOTOGRAFIA
Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o fotógrafo Ronaldo Bernardi, do jornal Zero Hora. O primeiro lugar foi conquistado com a foto “Golpe lesou produtores por 10 anos”, que mostra a detenção de envolvido, publicada dia 17 de setembro deste ano. O segundo lugar foi obtido com a foto “Lei da Cultura era usada para fraudes”, que mostra ação da Força-Tarefa do Ministério Público, publicada dia 13 de setembro deste ano.