"Espelho D'água": 17 denunciados
Dezessete pessoas denunciadas. Este é o resultado da operação “Espelho D’água”, que desmontou um esquema que fraudava licitações para ganhar contratos de serviços de coleta de lixo. A denúncia assinada pelo promotor de Justiça Ricardo Herbstrith, da Especializada Criminal da Capital, será oferecida na manhã desta terça-feira, 25, no Fórum de Palmeira das Missões.
A fraude descoberta pelo Ministério Público envolvia cartel e associação de empresas que faziam ajustes de fixação de preços. As empresas “eram colocadas em nomes de laranjas, aparentavam concorrer entre si dando lances fictícios, mas eram de um único grupo”, diz o Promotor. Os implicados deverão responder pelos delitos de cartel e fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato.
Dentre os denunciados está João Manoel da Silva, empresário e ex-vereador, conhecido em Palmeira das Missões como “João do Ferro-Velho”, dois filhos e duas filhas, um empresário de Porto Alegre, um gerente de Três de Maio, um gerente de Palmeira das Missões e mais nove pessoas que funcionavam como laranjas e faziam parte da estrutura criminosa.
A ação que surpreendeu comunidades da Região Noroeste do Estado, foi desencadeada no dia 12 deste mês e teve participação de 160 agentes, inclusive da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. Na oportunidade foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão pela Força-Tarefa do Ministério Público.