MP vistoria a Fatec
Dando continuidade as visitas nas Fundações de Santa Maria, nesta quarta-feira, 29, foi a vez da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) ser inspecionada pelo Ministério Público. A possível concorrência ao contrato com o Detran já havia sido negada em votação do Conselho da Fatec, o que foi elogiado pelo promotor de Justiça Gustavo Ramos Vianna, já que assim a Fundação pode dedicar-se aos outros tantos projetos que realiza.
A finalidade básica da Fatec é desenvolver a tecnologia, ciência e arte. Para isso, realiza diversos projetos. Entre os que possuem maiores investimentos são a “Expansão do Ensino Superior no Interior do Estado do RS”; “Edificação do Centro de Convenções da UFSM”; “Serviços Técnicos Especializados de Consultoria e Assessoria Técnica e Operacional”; “Programa de Gestão Pública – Sim”; “Implementando Serviços de Imagens no HUSM”.
O Ministério Público, neste mês de outubro, está visitando as fundações de Santa Maria com o objetivo de fiscalizar as atividades realizadas. O Promotor responsável pelo trabalho explica que os projetos desenvolvidos pelas fundações precisam estar de acordo com a finalidade pela qual elas foram instituídas. Das cinco fundações existentes na cidade, três já foram averiguadas: Fundação Eny, Fundação para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae) e a Fatec. As próximas fundações que serão inspecionadas são a Mo’ã e a Lions. (Por Francine Herpich)