Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado oficialmente neste 16 de outubro, é uma oportunidade para que a sociedade reflita a segurança alimentar e nutricional. No Rio Grande do Sul a celebração foi aberta hoje na Assembléia Legislativa, e contou com a presença da promotora de Justiça Míriam Balestro.
"Desafios da Segurança Alimentar: Mudanças climáticas e bioenergia" é o tema central do evento proposto pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo, segundo os organizadores, é proporcionar um espaço de estudo, diálogo e de incentivo a ações concretas, além de oportunizar reflexões, debates e encaminhamentos sobre o tema.
Segundo dados da Organização, cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo, a maioria vivendo em zonas rurais. O Dia Mundial da Alimentação pretende englobar um conjunto de questões a serem discutidas, como o acesso à terra e a água, o fomento da agricultura familiar, a conservação da biodiversidade, as ações de acesso à alimentação saudável e a ampliação de ações estruturantes.
No Brasil, o evento foi ampliado para a Semana da Alimentação, com atividades entre os dias 13 e 18 de outubro. Mais de 150 entidades devem participar da Semana em 2008, trabalhando em quase 300 municípios gaúchos. As atividades devem atingir aproximadamente 20 mil pessoas, que participarão de seminários sobre segurança alimentar, oficinas, videoconferências e cursos de boas práticas, além de inúmeras atividades lúdicas sobre o tema. (Por Alline Goulart)
Fonte: Relacionamento