Boca-de-urna flagrada em Gravataí
No dia das eleições, equipes coordenadas pelo Ministério Público Eleitoral de Gravataí percorreram dezenas de locais de votação, a fim de garantir o cumprimento da legislação eleitoral. Participaram da operação Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e da Justiça Eleitoral e policiais militares.
Diversos eleitores e candidatos foram orientados quanto à legislação, milhares de panfletos foram apreendidos e 37 pessoas foram flagradas praticando “boca-de-urna”, sendo conduzidas à Delegacia de Polícia.
Também foram identificados diversos veículos com propaganda eleitoral nas proximidades dos locais de votação, cujos proprietários foram orientados a imediatamente retirá-los. Antes mesmo do início da votação, o Ministério Público Eleitoral já havia ingressado com representação por propaganda eleitoral irregular, e servidores da Justiça Eleitoral efetuaram o seu recolhimento.
As equipes ainda estiveram no município de Glorinha, onde orientaram eleitores e candidatos quanto às condutas proibidas no dia das eleições. Participaram da operação os promotores de Justiça Diego Rosito de Vilas, Tatiana Alster, André Luis Dal Molin Flores e Rodrigo Carpi Nejar.