Eleitos têm candidaturas impugnadas
Dois candidatos eleitos para vereador em Quaraí tiveram o registro de candidatura cassado pela Justiça no último sábado, 4, um dia antes do pleito, e não poderão assumir suas vagas no Legislativo Municipal. Ricardo Gadret e Jeferson Pires foram acusados pelo Ministério Público por uso indevido de espaço em uma emissora de rádio na cidade uruguaia de Artigas, que faz fronteira com o município gaúcho. Além deles, foram considerados inelegíveis pelo período de três anos Carlos Silveira Gadret, Claudino Farias Murillo Júnior e Marco Rafael Gonzalez Vieira, que concorreram mas acabaram não sendo eleitos.
De acordo com a ação proposta pelo promotor de Justiça Alessandro Salazar Rossato, Ricardo Gadret e Jeferson Pires, juntamente com os outros três candidatos e mais duas pessoas, fizeram uso indevido de espaço na rádio do país vizinho visando a divulgação de suas candidaturas e propostas eleitorais por mais de um ano. “O programa apresentado por eles servia para difundir as idéias do grupo político, criticar a atual administração municipal e montar situações falsas envolvendo moradores de Quaraí”. No mês de setembro, a Justiça já havia deferido liminar determinando que os candidatos deixassem de fazer uso da emissora uruguaia para fins eleitorais.
No dia de ontem, o Ministério Público de Quaraí fez a solicitação à Justiça local para que os dados do Tribunal Regional Eleitoral fossem retificados e os votos dados aos candidatos réus fossem considerados nulos para todos os efeitos. O pedido foi deferido e, no lugar dos impugnados, foram considerados eleitos Claudiomiro Mena Barreto e Saint Clair Tâmara.