Ministério Público lança Portal Transparência
O Ministério Público do Rio Grande do Sul lança nesta quinta-feira, 2, o “Portal Transparência”. O portal tem o objetivo de ampliar o controle social sobre as instituições públicas e permitirá que qualquer cidadão tenha acesso às informações sobre a origem das receitas e como elas foram gastas, com informação qualificada, detalhada e em linguagem acessível. O evento de lançamento, que contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Mauro Renner, acontece às 14h, no auditório Marcelo Dario Muñoz Küfner, na av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar - Torre Norte, em Porto Alegre.
No entendimento de Mauro Renner, o Portal Transparência atende ao eixo de comunicação do Ministério Público e coloca em prática o dever de publicidade, a par de demonstrar o cumprimento de metas, revelar os indicadores de efetividade e permitir o acompanhamento da atuação estratégica institucional. “Isso vai simplificar as ferramentas de divulgação dos atos de gestão e facilitará a consulta dos cidadãos”.
O Ministério Público divulgará no Portal Transparência todos os dados institucionais relativos a receitas arrecadadas e despesas pagas. A página proporcionará o acesso rápido a 10 seções: Ouvidoria, Gestão Estratégica, Gestão Fiscal, Diário Eletrônico, Receitas, Gastos, Prestação de Contas, Licitações, Legislação e Pesquisa MP. Desta maneira, a navegação torna-se ágil e os dados são disponibilizados de forma gratuita e segura.