Evento reúne Procuradores-Gerais
“Os 20 anos da Constituição e os desafios do Ministério Público Contemporâneo”. Este é o tema do 1º Congresso Nacional do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União – CNPG -, que ocorre entre esta quinta e sexta-feira, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Mauro Henrique Renner, participa do evento.
Assuntos como a investigação direta criminal pelo Ministério Público, o relacionamento da Instituição com a Imprensa e os demais poderes do Estado deverão pautar o encontro. Serão apresentados, ainda, projetos inovadores de Promotores de Justiça de todo o país, que contam com apoio de suas comunidades.
Criado em 9 de outubro de 1981, o CNPG é uma associação sem fins lucrativos, que reúne Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos de todos os Estados e do Distrito Federal, congregando, ainda, os Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos da União. O Conselho busca, pela integração de suas chefias institucionais, defender a autonomia, as prerrogativas e as funções constitucionais do Ministério Público. Atualmente, o CNPG é presidido pelo procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Marfran Martins Vieira.