Punição exemplar para torcedor
O torcedor que arremessou um rádio em direção ao campo, no último sábado, no jogo entre Grêmio e Goiás, realizado no Estádio Olímpico, pelo campeonato brasileiro, está proibido de assistir aos próximos cinco jogos de seu Clube em Porto Alegre. Ele foi encaminhado, após o episódio, ao Juizado Especial Criminal, que aplicou a punição. O torcedor também pagará uma multa de R$ 200 em favor do Centro de Reabilitação de Porto Alegre.
A atitude foi flagrada por câmeras do Grêmio, que apresentou as imagens gravadas perante o magistrado que presidiu as audiências, Marcelo Mairon Rodrigues. O promotor de Justiça Gerson Luís Teixeira, que atuou pelo Ministério Público, considerou a punição “pedagógica”. De acordo com ele, a atitude do torcedor “comprometeu o próprio evento”. Acrescentou que, além da multa, a proibição de freqüentar os próximos jogos “foi adequada” para o caso. No entender do Promotor, a entrega das imagens e a identificação do torcedor beneficiou o Grêmio, já que o Clube tomou todas as providências necessárias.
De acordo com o Tribunal de Justiça, desde que foi implantado nos estádios de Porto Alegre, em abril último, o Juizado Especial Criminal registrou 93 atendimentos. Ainda conforme o TJ, o objetivo da Justiça nos estádios é viabilizar a imposição rápida e efetiva da lei penal contra autores de crimes de menor potencial ofensivo, como posse de drogas e atos de vandalismo.