Brasil de Pelotas compensará danos
Durante 10 meses, o Brasil de Pelotas deverá entregar cestas de alimentos, no valor de R$ 300 cada, à Pensão Assistida, um estabelecimento que abriga e acolhe idosos e portadores de deficiência naquele Município. Esta é uma das formas com que o Clube irá compensar os danos coletivos por ter descumprido a Resolução da Presidência da Confederação Brasileira de Futebol nº 01/2008, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. O acordo foi firmado perante o promotor Paulo Roberto Gentil Charqueiro, da Especializada de Pelotas. Caso haja descumprimento, o Brasil deverá pagar uma multa de R$ 10 mil, a ser revertida em favor do Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.
De acordo com denúncia de torcedor, apresentada em reportagem de jornal em 13 de agosto, o Brasil mantinha a venda de bebidas alcoólicas nas partidas realizadas no Estádio Bento Freitas durante jogos da Série C do Brasileirão.
Com a assinatura do acordo perante o Ministério Público, a CBF suspendeu a interdição do Estádio Bento Freitas. Cópia do expediente foi encaminhada à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Porto Alegre que, por sua vez, por meio de ofício do promotor Renoir da Silva Cunha, comunicou o fato à CBF e ao Comando Regional da Brigada Militar de Pelotas. O acordo firmado perante o Ministério Público não afasta eventuais obrigações que o Brasil venha a responder perante os demais órgãos de fiscalização, especialmente a Brigada Militar, Federação Gaúcha de Futebol e CBF.