Redução no custo de medicamento
Graças a intervenção da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Porto Alegre, o governo estadual obteve economia de R$ 900 mil na aquisição de um lote dos medicamentos especiais Betainterferona e Sirolimus. Tão logo soube que em outros estados os remédios estavam sendo fornecidos por preços inferiores aos praticados no Rio Grande do Sul, a promotora de Justiça Marinês Assmann reuniu-se com representantes do Governo do Estado e da distribuidora, ocasião em que a redução foi confirmada.
Ressaltando a importância da intervenção em favor das pessoas que necessitam da medicação distribuída pelas farmácias do Estado, a Promotoria de Justiça afirma que o orçamento do Estado “é limitado e toda economia que é feita na compra de medicamentos especiais vai reverter no atendimento de outra parcela da população”.
A Betainterferona é usada no tratamento da esclerose múltipla. Já a Sirolimus é usada por transplantados. A Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Porto Alegre havia instaurado dois inquéritos civis para investigar as dificuldades do Estado na aquisição dos medicamentos após denúncia do próprio governo estadual.