Policiais do BOE denunciados
Policiais do BOE, da Brigada Militar, foram denunciados por ofender a integridade física e injuriar quatro pessoas que estavam na Avenida Rio Branco, no dia 25 de fevereiro, por volta das 11h15min. A repercussão do caso foi grande em Santa Maria, já que várias pessoas assistiram e registraram o acontecimento.
O Ministério Público, através do promotor de Justiça Antônio Augusto Ramos de Moraes, ofereceu denúncia sustentada pelas testemunhas, pelos laudos e vídeos que foi recebida pelo Juízo da Auditoria Militar de Santa Maria. Na Justiça Comum também prossegue um inquérito policial para averiguação dos fatos.
Tudo começou durante o atendimento de uma ocorrência de infração de trânsito em que uma guarnição do BOE/SM abordou uma advogada que estava estacionada irregularmente na Avenida Rio Branco. Na abordagem o policial usou a força física para retirá-la do interior do automóvel, o que resultou em lesões corporais leves.
Houve a solicitação de reforço do BOE, chegando ao local o segundo denunciado, oficial de serviço no momento, que assistiu os fatos sem adotar providências. O terceiro policial denunciado abordou o acompanhante da vítima, também advogado, e ofendeu a integridade física da vítima desferindo-lhe golpes que causaram lesões corporais leves. No interior da viatura o policial ainda injuriou a vítima.
Uma pessoa que passava na rua protestou junto a um militar, pois entendeu que estava havendo abuso e constrangimento, tendo sido presa pelo citado policial. O quarto policial denunciado então, de maneira absolutamente arbitrária e imotivada, utilizou a força física e efetuou a prisão da mesma.
Posteriormente, nas dependências da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, em Santa Maria, um dos denunciados ainda injuriou o esposo da advogada. (Por Francine Herpich/Santa Maria)