Campanha completa um mês
A campanha “Esmola Não! Deposite nessa idéia” completou um mês na semana passada e o promotor de Justiça José Olavo Passos, coordenador da campanha, avalia positivamente os resultados. O principal objetivo da iniciativa – a conscientização para que as pessoas não dêem esmolas – está sendo alcançado e é visível pela significativa diminuição de menores pedintes nas ruas do centro de Pelotas.
José Olavo explica que ao notarem que as pessoas estão recusando-se a dar esmolas, as crianças e adolescentes, que ficavam nas ruas, voltam para suas casas e para o convívio familiar, além de não obterem facilmente dinheiro para a compra de drogas.
Outro resultado satisfatório diz respeito ao aumento de depósitos na conta do Fumdica – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estas arrecadações são utilizadas em projetos voltados à proteção da criança e do adolescente.
ATIVIDADES
Na tarde do último domingo, 3, foi realizada mais uma etapa da campanha. Foram distribuídos 1000 kits compostos de sacolas de lixo para carros e adesivos, além de 700 panfletos na Praia do Laranjal.
Outras duas atividades da campanha ocorreram nesta terça-feira, 5. Houve nova distribuição de panfletos e adesivos, nas sinaleiras da avenida Bento Gonçalves. Também foi realizada uma caminhada por crianças e funcionários da Casa das Meninas, entidade da Prefeitura Municipal que abriga menores. Identificados com a camiseta da campanha, eles entregaram panfletos no trajeto entre a sede do Ministério Público e a rua Almirante Barroso.
A Promotoria da Infância e da Juventude, que organiza a campanha, informa que a próxima etapa será a divulgação de anúncios através de busdoor e a distribuição de sacolas de lixo para os carros que passarem nos postos de pedágio da região. (Por Gabriela Silva)