Conselheiros empossados
O Conselho Superior do Ministério Público tem nova composição a partir desta sexta-feira. Quatro novos integrantes, escolhidos pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores em eleição ocorrida dia 27 do mês passado, tomaram posse em evento realizado nesta manhã, no 8º andar da sede do Ministério Público. A cerimônia contou com a presença da Administração Superior da Instituição e transcorreu perante o Órgão Especial.
Foram eleitos como titulares os procuradores de Justiça Francisco Werner Bergmann, Luiz Carlos Ziomkowski, Júlio César Pereira da Silva e Lisiane Del Pino. Os suplentes são: Sílvia Cappelli, Altamir Francisco Arroque, Elaine Fayet Lorenzon Schaly e José Túlio Barbosa.
O Conselho Superior do Ministério Público compõe-se do Procurador-Geral de Justiça e do Corregedor-Geral do Ministério Público como membros natos, e de nove Procuradores de Justiça eleitos anualmente. Quatro são escolhidos pelo Órgão Especial e cinco pela classe.
O Conselho Superior, órgão da Administração Superior e de execução da Instituição, tem atribuição de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público e de seus órgãos, bem como a de velar por seus princípios institucionais. Cabe ao Conselho Superior decidir, por exemplo, sobre o prosseguimento ou não de membro do Ministério Público no estágio probatório.