Lançada campanha contra esmola em Pelotas
“O objetivo não é proibir que as pessoas façam caridade. Mas sim orientar para que elas procedam da maneira mais adequada”. A frase do promotor de Justiça da Infância e Juventude de Pelotas, José Olavo Bueno dos Passos, resume bem o espírito da campanha “Esmola não! Deposite nessa idéia”, lançada pelo Ministério Público de Pelotas nesta quarta-feira, 25. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre os malefícios provocados pelas esmolas dadas nas esquinas e sinaleiras da cidade e incentivar as doações para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fumdica. As contribuições poderão ser depositadas em dez urnas espalhadas em pontos estratégicos do município. O valor arrecadado será aplicado em projetos sociais envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco. As doações também podem ser feitas através da conta 100.320-8, agência 0029-9, do Banco do Brasil. A campanha terá duração de três meses.
Durante o lançamento no auditório da Promotoria de Justiça de Pelotas, José Olavo Bueno dos Passo explicou que o trabalho começou a ser idealizado ainda em 2007. “Inicialmente buscamos os meios de por em prática as idéias surgidas no Ministério Público”. Os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda, Bruna Gonçalves da Silva, Fernanda Corrêa Bassi, Júlio Cesar dos Santos, Mateus Costa e Tomás Bezerra dos Passos, foram contatados e aceitaram o desafio de desenvolver gratuitamente o material para realização da campanha. “Apresentamos um primeiro esboço do trabalho para a comunidade pelotense, que deu sugestões e críticas. A partir daí o projeto foi estruturado e a aprovação final ocorreu no mês de abril”. José Olavo Bueno dos Passos faz o alerta para a população de que “o dinheiro dado nas ruas para crianças e adolescentes só serve para estimular o uso de álcool e drogas”.
Um dos realizadores da campanha, que prevê inserções na RBS TV, Rádio Atlântida e Diário Popular; distribuição de adesivos e folders e fixação de outdoors pela cidade, o estudante Tomás Bezerra dos Passos explica que todo o trabalho foi elaborado tendo como base os sinais de trânsito. “Os principais pontos de distribuição de esmolas têm relação direta com o trânsito, como as sinaleiras, por exemplo”, explica. Ele ressalta que a expectativa é, além da arrecadação de fundos para o Fumdica, promover uma conscientização na sociedade pelotense. “O projeto quer atingir toda a população de Pelotas, especialmente em função do grande volume de material produzido para a campanha”.
O evento de lançamento da campanha “Esmola não! Deposite nessa idéia” contou, ainda, com a palestra “Adolescentes em situação de risco social: drogas e violência”, ministrada pela assistente social da Universidade Federal de Pelotas, Ida Ismenia Curi Hallal. Ela saudou a iniciativa do Ministério Público, pois “possibilita que a sociedade encontre uma alternativa para os jovens que pedem nas ruas”. Segundo Ida Curi, o recebimento de esmolas, via de regra, facilita o acesso de crianças e adolescentes às drogas. No entanto, a Assistente Social admite que a questão é delicada, pois, geralmente, o primeiro impulso do cidadão é ofertar dinheiro no intuito de ajudar. “Porém, se fizermos uma análise mais aprofundada, verificaremos que a grande maioria dessas crianças vai levar o dinheiro para a família e, num segundo momento, elas passam a viver na rua”. A expectativa de Ida Curi é que os valores arrecadados sejam utilizados pelo Fumdica para realização de trabalhos direcionados ao resgate dos aspectos lúdicos e da criatividade, visando a ressocialização dos jovens carentes.
A campanha “Esmola não! Deposite nessa idéia” tem o apoio do Sindicato de Transportes Rodoviários de Pelotas, Votorantim, Ecosul, Padaria Circulo Operário, Teorema Curso Pré-Vestibular, Macro Atacado Treichel, Satte-Alan Veículos e Peças, Jornal Diário Popular, Sindilojas e RBS TV Pelotas.