Publicação ajudará na GEMP
Desde a quinta-feira, 19, todos os Promotores, Procuradores e servidores do Ministério Público estão recebendo a Agenda de Gestão do Ministério Público.
A publicação contém todos os projetos e o modelo de gestão para aferição do desempenho do Ministério Público a partir da gestão estratégica, que se completa com o mapa estratégico e respectivos indicadores. Na apresentação da Agenda, o procurador-geral de Justiça Mauro Henrique Renner ressalta que a Instituição “decidiu avançar na construção de um modelo profissional de gestão estratégica para vencer o papel soterrado de retórica e boas intenções”. Com a utilização da ferramenta de gestão, apoiada no uso cotidiano da agenda, Renner espera que todos os membros e servidores “concretizem a autogestão virtuosa do Ministério Público, que pretende ser referência de boa governança e condução responsável dos assuntos do Estado”.
Lançado em agosto de 2007, a GEMP tem alcance de médio e longo prazo. Em 2022 serão comemorados os 200 anos da Independência do Brasil. A proposta é saber que Ministério Público vai ser mais útil para a cidadania nos 200 anos de Independência do País.
Em dezembro, foi lançado o Mapa Estratégico contendo a síntese dos objetivos do Ministério Público para os próximos 15 anos. O documento aponta que o Ministério Público quer ser reconhecido como “instituição efetiva na transformação da realidade social e protetora dos direitos fundamentais, por meio da indução e da fiscalização de políticas públicas”. Entre as prioridades de atuação estão a preservação do meio ambiente, o combate à criminalidade e à corrupção, a luta pela democracia e a garantia da ordem jurídica, assim como trabalhar por uma educação de qualidade e pela garantia de saúde integral e melhor qualidade de vida.