Grupo acelerará investigações
O Ministério Público irá constituir um grupo de trabalho em conjunto com o Ministério Público Especial de Contas e o Ministério Público Eleitoral para dar celeridade às investigações envolvendo irregularidades em órgãos públicos. A revelação foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça durante coletiva aos órgãos de comunicação social, nesta segunda-feira, 9, na sede do Ministério Público gaúcho. Antes, Mauro Henrique Renner recebeu a governadora do Estado, Yeda Crusius, que colocou à disposição do Ministério Público os órgãos de controle interno do Executivo para ajudar na agilização das investigações, como a CAGE e a Secretaria Estadual da Fazenda. Uma reunião, ainda nesta tarde, deve definir a nominata dos Promotores de Justiça que integrarão o grupo de trabalho do Ministério Público.
O Procurador-Geral de Justiça afirmou estar satisfeito com a visita da governadora Yeda Crusius, “pela demonstração de auxílio à investigação, colocando os órgãos internos do Executivo à disposição do Ministério Público, para fortalecer as apurações em andamento”.
Mauro Renner disse que a atuação do grupo de trabalho será direcionada para “realização de um trabalho efetivo, com a atuação exclusiva de alguns colegas, priorizando os trabalhos que dizem respeito às investigações de desvio de recursos públicos”. O Chefe do Ministério Público frisou, também, que, apesar da grave crise que o Rio Grande do Sul atravessa, esta é uma grande oportunidade de saneamento das instituições públicas, “rechaçando qualquer tipo de corrupção que possa estar ocorrendo”.
Segundo o Procurador-Geral de Justiça, nos próximos dias o vice-governador, Paulo Afonso Feijó, deve comparecer ao Ministério Público para dar seu depoimento sob os fatos ocorridos e colaborar com informações e dados que tenha conhecimento. “Precisamos com muita serenidade e cautela, expurgando todos os fatos de interesse político e pessoal, chegar a uma conclusão com seriedade e comprovação dos delitos, para dar uma resposta satisfatória ao povo gaúcho”.