Celebrado 200 anos da Imprensa
“A liberdade de imprensa é fundamental para a consolidação da democracia brasileira”. A afirmação é da promotora de Justiça Ana Cristina Petrucci, que representou, nesta quinta-feira, 5, o procurador-geral de Justiça, Mauro Renner, na abertura do Fórum de Debates “As perguntas que não calam: tendências e perspectivas da imprensa brasileira”. O evento, realizado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), faz parte das comemorações alusivas aos 200 anos da Imprensa no Brasil. Para Ana Cristina Petrucci, encontros como esse, que estimulam a discussão sobre a ética e as inovações na Imprensa são fundamentais para garantir o acesso à informação de qualidade.
Na abertura do Fórum, o presidente da ARI, Ercy Pereira Torma, destacou que, apesar da constante renovação e capacitação, a imprensa brasileira ainda precisa conquistar espaços, visando o acesso à toda população. Ercy Torma revelou que a ARI está propondo às Faculdades de Comunicação no RS uma maior aproximação entre acadêmicos e a entidade. “Nossa intenção é facilitar o acesso ao mundo jornalístico daqueles que estão iniciando a vida profissional”.
Para a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, “as abordagens do encontro enfatizam a longa caminhada na busca de um país mais justo”. Mônica Leal falou ainda sobre a exposição “200 anos de Imprensa no Brasil”, organizada pela Secretaria da Cultura, que está sendo realizada entre 5 de junho e 29 de julho, no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Segundo ela, o espaço proporciona um reconhecimento aos jornalistas e meios de comunicação que fizeram a história da imprensa brasileira.