A preservação da Bacia dos Sinos
O que o Vale do Paranhana tem feito em prol da preservação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos? Para responder tal indagação, a Promotoria de Justiça de Taquara promoverá, na terça e quarta-feira, 27 e 28, a 2ª edição do Seminário Regional Desafios Ambientais do Cotidiano.
Promovido em conjunto com as Faculdades Integradas de Taquara - Faccat, Emater-Ascar, Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana, Comitesinos e Prefeituras de Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas, o evento pretende discutir também a produção e mercado de fitoterápicos, a vida e a sustentabilidade, além da prática de uma alimentação saudável.
Os encontros ocorrerão nas Faculdades Integradas de Taquara, na avenida Oscar Martins Rangel, 4500. Os trabalhos iniciam a partir das 9h30min da terça-feira, com conferência do diretor de projetos do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, José Vicente de Freitas. A mediação será da promotora de Justiça Ximena Cardoso Ferreira, que também coordena a Rede Ambiental do Rio dos Sinos do Ministério Público.
Durante o Seminário, promotores que integram a Rede Ambiental estarão reunidos com o objetivo de discutir a gestão dos resíduos sólidos e a efetividade das políticas de saneamento na Bacia do Sinos. Os dois temas são investigados em inquéritos regionais pelo Ministério Público. A atuação em rede é um novo modelo de proteger o meio ambiente, onde os problemas ambientais são discutidos e resolvidos não apenas por uma determinada comunidade, mas por toda a bacia hidrográfica.