Três Coroas: ação contra ex-servidor
A Promotoria de Justiça de Três Coroas ajuizou, nesta sexta-feira, uma ação civil pública de improbidade administrativa contra um ex-servidor público da Prefeitura, acusado de ter desviado, dos cofres municipais, no período de julho de 2000 a março de 2007, uma quantia superior a R$ 470 mil. As irregularidades foram descobertas em abril de 2007. O servidor respondeu a procedimento administrativo, sendo exonerado do cargo no início deste ano.
O acusado era Agente Administrativo da Prefeitura de Três Coroas, vinculado à Secretaria da Administração e, como responsável pela utilização do sistema informatizado de folha de pagamento do Executivo Municipal, efetuava a inclusão de contratos fictícios na folha de pagamento, desviando, assim, valores para suas contas pessoais. Conforme a Prefeitura da cidade, ele era a única pessoa apta a utilizar o sistema de folha de pagamento.
Na ação, acompanhada por 3.600 páginas de documentos, o promotor de Justiça Daniel Ramos Gonçalves postulou a condenação do ex-servidor por ato de improbidade administrativa previsto na Lei 8.429/92, com aplicação das sanções de ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público.
Em razão dos fatos também foi requisitada a instauração de inquérito policial, que está em fase de conclusão. (Por Paula Derzete)