Projetos estratégicos serão lançados
Acontece nesta sexta-feira, 25, o lançamento dos Projetos Estratégicos e do Modelo de Gestão do Ministério Público. O evento, que começa às 9h e acontece no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede da Instituição, é a última etapa do projeto Gestão Estratégica do Ministério Público - GEMP 2022. O encontro terá como palestrante o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que abordará o tema “A importância da gestão estratégica para a efetividade das instituições públicas”.
A Gestão Estratégica do Ministério Público foi lançada em evento que reuniu membros e servidores da Instituição nos dias 8, 9 e 10 de agosto do ano passado. Desde lá, a Instituição mobilizou-se para a definição de prioridades, estabelecimento de indicadores e metas para aferir o desempenho institucional. Também foram elaborados projetos estratégicos para o alcance dos objetivos traçados.
GEMP
O projeto prevê a implantação de um modelo de governança, responsável pela gestão estratégica do Ministério Público até 2022. De acordo com o coordenador do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada, promotor de Justiça Jayme Weingartner Neto, a implementação do novo modelo de gestão permitirá a mobilização em torno de um projeto de Instituição e não de Administração, “promovendo maior unidade nas ações, com o trabalho em redes, e maior eficácia e efetividade nas ações do Ministério Público até 2022”. Ele ressalta, ainda, que, a partir desta etapa, a GEMP deixa de ser um projeto e passa a fazer parte do cotidiano de membros e servidores do Ministério Público, “num processo dinâmico e contínuo com vistas ao aperfeiçoamento institucional”.
O procurador-geral de Justiça, Mauro Renner, destaca que espera, a partir da implementação dos projetos, que o Ministério Público possa contribuir para o atendimento dos anseios da sociedade, traçados no Mapa Estratégico, como educação de qualidade, saúde integral e melhor qualidade de vida, redução da criminalidade e corrupção, proteção de crianças e adolescentes, preservação do meio ambiente e garantia da democracia e ordem jurídica.