Conservação de estação ferroviária
Preservar o patrimônio cultural do local santa-mariense conhecido como “Gare da Estação Ferroviária”. Com este objetivo, o Ministério Público ajuizou ação civil pública na Justiça da cidade. Na ação, o promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro pede que a Prefeitura apresente, num prazo de seis meses, um projeto devidamente aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. O Ministério Público pediu, ainda, que seja concedido o prazo de 12 meses para que o Executivo execute o projeto.
Na ação, o Promotor ressalta que "Santa Maria nasceu juntamente com o desenvolvimento e a influência da estação Ferroviária da época". Acrescenta que "sua existência foi de grande importância para o desenvolvimento econômico, bem como populacional do município".
Conforme apurou o Ministério Público, apenas a fachada do sobrado da estação ferroviária de Santa Maria recebeu pintura recentemente. Todo o restante do prédio está abandonado, desde que os trens deixaram de circular, em fevereiro de 1996.