Capacitação para enfrentar o crime
“O real enfrentamento da criminalidade organizada, que norteia a corrupção e o tráfico de drogas, pressupõe a criação de mecanismos de inteligência e a capacitação dos membros das instituições que atuam na persecução penal”, defende o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Ivan Melgaré. E a medida, sustenta o Promotor de Justiça, “está associada à integração dos sistemas de informação governamental, incluindo-se aí instituições financeiras e tributárias, para obter-se ação igualmente organizada e com convergência de resultados”.
Neste sentido, o Ministério Público gaúcho, através da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, CAO Criminal, Corregedoria-Geral e CEAF, promove o Encontro de Capacitação Criminal. O evento, que começa na noite desta quarta-feira e se estende até sexta-feira, no Hotel Serrano, em Gramado, terá a participação de cerca de 300 membros da Instituição. “A expectativa é introduzir os Promotores de Justiça às técnicas mais avançadas e atuais da investigação”, destaca o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Eduardo de Lima Veiga.
O Chefe do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Mauro Henrique Renner, abrirá oficialmente o evento. Estão confirmadas as presenças do Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior e do Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Antonio Gustavo Rodrigues, que falará sobre “Investigação Criminal e o Combate ao Crime Organizado”.
A finalidade principal do encontro é oportunizar um espaço de aprendizagem de conteúdos de matéria criminal, especialmente focado em assuntos necessários à realização dos objetivos constantes do mapa estratégico do Ministério Público. Os debates, que terão uma nova dinâmica de trabalho, estarão centrados nos seguintes temas: crimes eletrônicos, júri, drogas e investigação criminal.