Rede de Proteção Social em Passo Fundo
A Prefeitura de Passo Fundo tem até o dia 15 de abril para enviar ao Ministério Público sugestões que irão compor uma Rede de Proteção Social do Município. Em seguida, os conselheiros passo-fundenses irão fiscalizar o que está sendo discutido para, no final, ser publicado um manual que será distribuído à comunidade. A construção da Rede foi discutida em audiência pública realizada recentemente na Promotoria local.
ARTICULAÇÃO
Conforme o promotor de Justiça Gilson Medeiros, a idéia da publicação surgiu a partir de um inquérito civil que investigava a Rede de Atendimento ao Idoso. A Prefeitura ampliou os debates para outras áreas como a Infância e Juventude. “A nossa atuação de articular e fomentar políticas públicas é um caminho acertado”, revela. Conforme Medeiros, a atuação do Ministério Público em prol da rede social é “diferenciada”, uma vez que, sem ir ao Judiciário, “é construída junto com o gestor público”. O Promotor entende também que o Ministério Público de Passo Fundo passou a ser referência na “construção de política pública”.
REDE SOCIAL
A Rede Social é um sistema capaz de reunir e organizar pessoas e instituições de forma igualitária e democrática, com o objetivo de construir novos compromissos em torno de interesses comuns e de fortalecer os atores sociais na defesa de suas causas. Uma das prioridades do Ministério Público, definido em seu Mapa Estratégico, é desenvolver redes de cooperação.