Aprovada qualidade de combustíveis em Canela
O Ministério Público realizou, nesta quarta-feira, em Canela, operação de combate à adulteração de combustíveis. Ficou comprovado que o material coletado atende aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural – ANP.
A análise de 13 amostras de gasolina e álcool foi feita em um laboratório móvel instalado nas dependências da Promotoria de Justiça da cidade serrana. O engenheiro químico Renato Zucchetti utilizou densímetro e condutivímetro eletrônico para examinar o álcool e destilador para a gasolina. Testes de proveta para a definição do percentual de álcool anidro na gasolina também foram feitos.
Já a análise do óleo diesel coletado na operação foi remetido ao Laboratório de Combustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, credenciada pela ANP. As amostras examinadas foram coletadas em todos os postos revendedores de Canela.
A operação, de iniciativa da promotora de Justiça Vera Regina Corino, de Canela, teve a participação do promotor de Justiça Alexandre Lipp João, do Centro de Apoio e Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor da Capital.
Para o coordenador do Cidecon, “operações dessa natureza são importantes para demonstrar a capacidade e agilidade de atuação do Ministério Público na coibição de abusos e ilícitos em setor fundamental para a economia do Estado e, ao mesmo tempo, exercer a proteção dos consumidores”. (Por Rafaela Melz)