Novos denunciados pela Operação Farra
O vereador de Três Forquilhas Valdir de Andrade Barbosa e dois empresários, envolvidos na chamada "Farra das Diárias", foram denunciados pelo Ministério Público. A medida da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, com apoio da Promotoria de Justiça de Torres, é referente ao esquema de desvio de valores de diárias em prejuízo do erário. O Vereador responderá pelas práticas de peculato, corrupção passiva e uso de documento falso. Os empresários por peculato e falsidade ideológica.
Segundo a denúncia, Valdir Barbosa teria desviado valores referentes a três diárias, relativas a um curso realizado na Capital. De acordo com o promotor Flávio Duarte, coordenador da operação, “ficou comprovado que ele não freqüentou sequer um minuto do evento”, recebendo mesmo assim o certificado de participação, fornecido indevidamente pelo Instituto Nacional de Vereadores. “Isso serviu para justificar, falsamente, o recebimento de diárias”, disse o Promotor.
Flávio Duarte explica que após investigação realizada no decorrer de 2007, a Promotoria Criminal da Capital e a Força-Tarefa do Ministério Público desbarataram o esquema para a obtenção de valores indevidos por vereadores e servidores públicos municipais, com o apoio e logística dos responsáveis por alguns cursos.
Na época, foram denunciados, na comarca de Campo Bom, sete vereadores, cinco empresários e 13 assessores e servidores da Câmara Municipal de Vereadores. Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em alguns locais, entre eles a sede dos institutos Inaam e INV. O Promotor de Justiça informa, ainda, que as investigações da Promotoria Criminal persistem em relação a inúmeras outras Câmaras de Vereadores no Rio Grande do Sul, suspeitas de práticas similares.