Sistema de bilhetagem será fiscalizado
Nesta segunda-feira, 10 de dezembro, a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos realizará uma vistoria, de forma aleatória, durante pequenos trajetos, nos ônibus de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa será verificar o sistema de bilhetagem eletrônica, o acesso dos idosos ao sistema, a reserva de assentos para idosos e a efetiva disponibilização destes para a população da terceira idade. O tratamento fornecido dentro dos veículos aos idosos também fará parte da vistoria.
Em conseqüência de reclamações dos usuários em relação ao novo sistema de bilhetagem eletrônica, a promotora Míriam Villamil Balestro Floriano e membros do Conselho Municipal do Idoso farão a fiscalização. A maneira como está sendo colocada a roleta, a falta de acessibilidade das máquinas de bilhetagem e a questão das novas normas de embarque no ônibus são as queixas mais freqüentes feitas pelos idosos.
A Promotora de Justiça ressalta que existe uma ordem de serviço da Metroplam que regulamenta a disponibilização de um número mínimo de cinco assentos para portadores de deficiência física, idosos e obesos. Mas na verdade o Estatuto do Idoso reserva 10% dos assentos para a terceira idade. Essa seria outra reclamação constante dos usuários com lugares preferenciais.
Conforme Míriam Balestro, também foram relatadas situações de desrespeito com os ocupantes dentro dos veículos, tanto por motoristas quanto por alguns cobradores. “A verificação vai se centrar na questão da bilhetagem eletrônica, na relação dos idosos com o novo sistema, o respeito dos assentos preferenciais e no tratamento dispensado aos usuários que utilizam o transporte coletivo de Porto Alegre”, afirma.
A vistoria acontecerá a partir das 14h, nas proximidades do Mercado Público, no Centro da Capital. (Por Paula Derzete)