Escolhidos vencedores do prêmio jornalismo
Após examinar 56 trabalhos inscritos na 9ª edição do Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul, a comissão julgadora do concurso – integrada, também, pela Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – definiu as matérias jornalísticas ganhadoras do prêmio/2007, que será entregue em 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público, às 9h, na sede da Instituição, na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80. Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro e uma comenda, oferecidos pela Associação do Ministério Público e a Escola Superior do Ministério Público, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela.
IMPRESSA
O primeiro lugar na categoria Reportagem/Impressa foi conquistada pela série de matérias intitulada “Um ataque à esperança de quem faz concurso público”, de autoria dos jornalistas Cid Martins, Cleber Bertoncello, Jocimar Farina, Leandro Fontoura, Vânia Espeiorin e Marielise Ferreira, publicadas entre os dias 28 de junho e 25 de julho deste ano no Jornal Zero Hora e que discorrem sobre a “Operação Gabarito”, desenvolvida pela Promotoria Especializada Criminal da Capital. O segundo lugar foi obtida pela série de matérias denominada “História preservada”, de autoria do jornalista Otto Tesche, publicadas entre os dias 22 e 25 de setembro deste ano no Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, que tratam da preservação de prédios históricos na cidade de Rio Pardo.
RÁDIO
Na categoria Reportagem/Rádio, venceu a reportagem “Natureza pede socorro: multinacional é acusada de despejar poluentes dez vezes acima do valor permitido na maior lagoa do mundo”, de autoria do jornalista Guilherme Baumhardt Schreiner, veiculada em 29 de março deste ano nas Rádios Bandeirantes e Band News FM narrando o dano ambiental e o ajustamento de conduta feito por fábrica de bebidas instalada em Viamão. A segunda colocação ficou com a série “Caça-níqueis: contravenção, crime e vício”, de autoria dos jornalistas Jimmy Azevedo e Natália Pianegonda, veiculada entre 5 e 12 de novembro deste ano também nas Rádios Bandeirantes AM e Band News FM que investigou o comércio de caça-níqueis e a luta de dependentes dos jogos de azar.
TELEVISÃO
Na categoria Reportagem/TV, ganhou a reportagem “Farra dos vereadores de Campo Bom”, de autoria do jornalista Giovani Grizotti, exibida dia 22 de agosto deste ano, na RBS TV, denunciando pagamento de diárias para cursos não freqüentados. Em segundo lugar ficou a reportagem “Conheça sua cidade: a memória do Ministério Público”, de autoria dos jornalistas Léo Sant´anna e Lace Cirne, exibida dia 14 de novembro deste ano no SBT mostrando os cantos do Palácio do Ministério Público localizado no centro de Porto Alegre.
FOTOGRAFIA
Na categoria Fotojornalismo, a primeira premiação ficou com a fotógrafa Adriana Franciosi, do Jornal Zero Hora, com a foto “MP contra a corrupção prende Macalão”, que mostra o implicado na fraude dos selos sendo conduzido pela Polícia, publicada dia 25 de agosto deste ano. O segundo lugar foi conquistado pelo fotógrafo Ronaldo Bernardi, também de Zero Hora, com a foto “MP investiga nova farra com diárias”, que mostra ação da Especializada Criminal, publicada dia 21 de agosto deste ano.