Curtumes reduzem lançamento de nitrogênio nos rios
A Promotoria de Justiça de Portão firmou termo de compromisso de ajustamento com os curtumes do Município, objetivando a obediência ao "parâmetro do nitrogênio" na emissão dos efluentes gerados pelos empreendimentos. Desta maneira, agressões ao meio ambiente serão diminuídas. A medida abrange os coureiros que há mais de 50 anos atuam na comunidade.
Segundo o promotor de Justiça, Marcelo Tubino, até hoje não havia mecanismo eficiente de controle da poluição. Diz ainda que as empresas estão preocupadas com o meio ambiente. Elas obrigaram-se a respeitar o parâmetro do nitrogênio, sob pena de multa "já tendo sido efetuadas doações ao fundo municipal para auxílio na prevenção da poluição", acrescentou.
Os empresários pediram ao Ministério Público que a mesma medida seja adotada nas bacias do Sinos e Gravataí. Como terão que executar obras para adequação do sistema de produção, com custos elevados, temem a concorrência desleal em relação a empresários irresponsáveis.
A fiscalização dos curtumes, também mediante termo de compromisso de ajustamento do Ministério Público, está a cargo do Município de Portão. "Com isso, buscamos instrumentos cada vez mais eficientes no controle ambiental", conclui o Promotor.