Avenida deve ser liberada até 15 de dezembro
O Consórcio PMR, empresa que executa o Conduto Álvaro Chaves-Goethe, tem até o dia 15 de dezembro para liberar a avenida Coronel Bordini já com as obras concluídas em sua extensão. A decisão foi tomada em reunião realizada na Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto Alegre. A empresa deverá, até a mesma data, fazer todos os reparos necessários em muros, imóveis e outras instalações atingidas pelas obras. Também se comprometeu a vistoriar o empreendimento e fazer os reparos necessários, antes do prazo previsto, a fim de evitar riscos à população.
Por sua vez, o Departamento de Esgotos Pluviais comprometeu-se a enviar relatório ao Ministério Público até 26 de dezembro, confirmando o término das obras e a entrega nas condições do contrato, inclusive com os reparos necessários aos prédios vizinhos. Já a Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico deverá encaminhar à Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística, dentro de 20 dias, cópia do contrato firmado com o Consórcio PMR, para que se possa verificar a responsabilidade pela reparação dos danos causados posteriormente à conclusão das obras.
O Ministério Público investiga as rachaduras em muros dos prédios atingidos pelas obras do Conduto Álvaro Chaves. O promotor Fábio Sbardelotto quer monitorar, ainda, eventuais escorregamentos dos aterros após a conclusão da obra.