Alimentos impróprios retirados de circulação
Dois supermercados e cinco mercados da cidade de Vacaria foram vistoriados entre quarta e quinta-feira para verificar a qualidade dos produtos comercializados. A ação foi desencadeada pela Promotoria de Justiça do município e pelo Centro Integrado de Apoio Operacional e Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Cidecon). A Brigada Militar prestou auxílio nas atividades.
As principais irregularidades encontradas nos produtos foram prazo de validade vencido, origem clandestina, produtos deteriorados e rotulagem em desacordo com as especificações regulamentares. Os estabelecimentos foram autuados pela Divisão de Vigilância Sanitária e os produtos retirados dos estabelecimentos para descarte.
O promotor de Justiça Alexandre Lipp João destaca que a aproximação do Cidecon com a Divisão Estadual de Vigilância Sanitária vai permitir que outras operações sejam realizadas, especialmente durante a Operação Veraneio 2008, nas praias do litoral gaúcho.
Participaram da fiscalização os promotores de Justiça de Vacaria, Luis Augusto Gonçalves Costa, e do Cidecon, Alexandre Lipp João e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho. O engenheiro químico do Ministério Público, Renato Zucchetti, e o médico-veterinário João Victor Sebbem foram os responsáveis por atestar as condições dos alimentos.