Renner fala sobre criminalidade em Bagé
"O Estado falhou ao agir exclusivamente na repressão do crime, esquecendo de suas causas". A opinião é do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, que na noite desta quarta-feira proferiu palestra durante a 28ª Semana Jurídica da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé. Mauro Henrique Renner falou sobre “O Ministério Público e a Criminalidade Contemporânea”. Durante o encontro, também abordou o cenário atual da violência no Brasil, causas e custos do crime, retração aos investimentos em virtude da criminalidade e a série de prejuízos à economia que ela ocasiona.
O Chefe do Ministério Público gaúcho enfatizou, ainda, sobre a necessidade de uma série de mudanças para combater a violência, tais como mudança nos sistemas prisional, Judiciário e Policial, reforma legislativa, gestão na segurança pública e a união de esforços "na busca de uma sociedade mais justa e pacífica".
Realizado pela direção do Centro de Ciências Jurídicas da Urcamp, a programação do evento inclui palestras destacando temas atuais e polêmicos como “A carta psicografada no Tribunal do Júri”, a “Função Social da Advocacia Pública Federal” e o “Processo Penal e sua Conformidade Constitucional”.
Neste ano, a atividade também deu ênfase para os cursos que acontecem na parte da manhã, cujo objetivo é levar aos alunos assuntos jurídicos que não são tratados na grade curricular, como benefícios previdenciários e português jurídico.