Prefeito de Herveiras é denunciado
O prefeito de Herveiras, Paulo Nardeli Grassel, o secretário de finanças na época da realização do concurso público no município, uma funcionária e mais cinco empresários implicados em denúncias anteriores, estão sendo denunciados pelo Ministério Público. A denúncia oferecida pela Procuradoria de Prefeitos em conseqüência da “Operação Gabarito”, será encaminhada à 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça na tarde desta terça-feira. As oito pessoas respondem, principalmente, pelos crimes de fraude na licitação do concurso público, mediante combinação e ajustes para burlar o caráter competitivo da licitação. O coordenador da Procuradoria de Prefeitos, Gilberto Montanari, adiantou que “restam pendentes de análises as irregularidades cometidas nas realizações de concursos dos municípios de Novo Tiradentes e Pinhal da Serra”.
O Procurador de Justiça salientou que ao Prefeito de Herveiras e um empresário, estão sendo imputados os delitos de falsificação de documento público e corrupção passiva “por manipulação do resultado do concurso”. Um dado interessante da denúncia baseada na investigação da Promotoria de Justiça Especializada Criminal – desencadeada para desmontar um esquema armado para fraudar concursos no Interior – é que a empresa Marcesa, que venceu a licitação, prestava serviço de assessoria ao Município.
Outros fatos que chamam atenção, observou Montanari, é que o sócio-proprietário da Exactu foi funcionário da Prefeitura de Trindade do Sul – cidade vizinha – e o empresário da Compac, que participou da licitação, é ou foi servidor da Câmara de Vereadores de Trindade do Sul. Os denunciados serão notificados para, em 15 dias, apresentarem defesa preliminar e, após, o Judiciário decidirá sobre o recebimento ou não, das denúncias oferecidas pelo Ministério Público.