Importância do aleitamento materno em debate
No Dia Mundial do Aleitamento Materno, um ciclo de palestras na Assembléia Legislativa debateu a importância da primeira alimentação na vida do bebê. O promotor de Justiça Mauro Souza, coordenador do Centro de Apoio de Defesa dos Direitos Humanos, representou o Ministério Público no evento, presidindo o painel “Aleitamento Materno e Sexualidade”. O encontro, promovido pelo Complexo Hospitalar Santa Casa e pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), conta com o apoio do Parlamento gaúcho, e é destinado a profissionais e estudantes da área médica.
Segundo Mauro Souza, o Ciclo de Palestras sobre Aleitamento Materno é de fundamental importância para despertar a atenção para o tema. “Desde os anos 60 há uma carga da indústria alimentícia que acaba por desestimular o aleitamento, além de tabus existentes quanto a possíveis prejuízos ao corpo da mulher”. De acordo com o Promotor de Justiça, pesquisas têm revelado exatamente o contrário, que a prática é benéfica tanto para a saúde da mãe quanto para a do filho. Mauro Souza esclarece ainda que o aleitamento materno trata-se de um momento de intenso afeto, que contribui para a formação social do recém-nascido, evitando futuros problemas, como déficit educacional.
Na abertura do encontro, representando a presidência da Assembléia Legislativa, o deputado Pedro Pereira manifestou a honra e a satisfação do Parlamento em sediar o Ciclo. "Esta Casa sente-se honrada em ceder seus espaços para este evento, já que a Assembléia é a Casa do Povo. Como médico, pude comprovar a importância do aleitamento materno, onde se dá o primeiro contato da mãe com seu filho e onde a imunidade, o carinho e a segurança são passadas ao recém-nascido", salientou.