“Gabarito” investiga mais cinco municípios
Mais cinco cidades gaúchas estão na mira do Ministério Público que, há duas semanas, desencadeou a “Operação Gabarito” para desmontar um esquema armado para burlar concursos públicos no Interior do Estado. São elas: Nova Hartz, Três Coroas, Lindolfo Collor, Dois Irmãos e Triunfo. Agora a investigação da Promotoria de Justiça Especializada Criminal da Capital subiu para 42 o número de municípios que tiveram concursos irregulares. Também foi descoberta a participação de mais duas empresas nas fraudes.
O promotor de Justiça Mauro Rockenbach, que comandou as ações de busca e apreensão e apura crimes de fraude em licitações, falsidade ideológica, corrupção e formação de quadrilha, disse que “esses cinco municípios têm indicações de fraudes em licitações feitas para a escolha das empresas prestadoras dos concursos”. Tudo está sendo apurado através da farta documentação colhida pelos agentes da Força-Tarefa. No início a operação apontou o envolvimento de pelo menos 18 empresários, sete prefeitos e dois vices.
As investigações continuam. Fichários, laptops, pastas-arquivos, contratos, provas, gabaritos, DVD’s com cópias de arquivos virtuais de computadores das empresas e milhares de disquetes estão sendo examinados. O Ministério Público também criou e disponibilizou o e-mail denuncia-operacaogabarito@mp.rs.gov.br para receber denúncias, informações e colaborações da sociedade. Os golpes planejados se davam através de cartas-convites. A base da investigação está montada na Promotoria de Justiça de Caxias do Sul.