Promotoria em defesa de mata ciliar
Promover o reflorestamento da mata ciliar próxima ao Rio Fiúza. Este é o objetivo do projeto Fiúza Verde, lançado pelas Promotorias de Justiça de Panambi e Santa Bárbara do Sul. O Ministério Público pretende vistoriar as propriedades rurais entre a nascente do rio e a zona urbana de Panambi. Após verificada a situação das matas ciliares, numa faixa marginal de 30 metros de cada lado do rio, o promotor de Justiça Marcos Rauber pretende propor ajustamentos de conduta aos proprietários visando o plantio de mudas nativas típicas da região nas áreas sem vegetação.
O projeto conta com o apoio da ONG Arpa-Fiúza e Conselho Municipal do Meio Ambiente de Panambi. As entidades vão orientar e conscientizar os propriedades rurais na adesão e fiscalização do cumprimento dos termos dos futuros ajustamentos.
O lançamento ocorreu na terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, em ato simbólico onde foram plantadas mudas de espécies nativas nas margens do Rio Fiúza, no Parque Municipal de Panambi. Participam do ato o Prefeito Delmar Hinnah e o secretário do Meio Ambiente, Ênio Malheiros, além de servidores do Ministério Público e da Prefeitura.