Atuação em prol do Meio Ambiente é destacada
Os termos de ajustamentos de conduta celebrados pelo Ministério Público resolvem graves questões ambientais de forma rápida e eficaz, sem a necessidade de ajuizamento de ações judiciais que demorariam anos para serem concluídas. A informação foi dada pelo promotor de Justiça Paulo da Silva Cirne aos participantes do 2º Fórum Regional e 1º Fórum Estadual de Conservação e Biodiversidade, que foi realizado, entre os dias 23 e 25, em Passo Fundo. Segundo o Promotor, as conquistas e vitórias na área ambiental, em inquéritos civis e ações civis públicas, "não são do Ministério Público, mas de toda a sociedade gaúcha". Cirne destacou que o Ministério Público vem capacitando os profissionais da instituição para atenderem toda a demanda ambiental.
A promotora de Justiça Ana Maria Marchesan, da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre, abordou os impactos da poluição biológica para a biodiversidade. Ela destacou os problemas gerados para animais e vegetais quando têm o seu habitat invadido por outra espécie, como ocorre com peixes como a tilápia e o bagre-de-canal.
O evento contou com a participação de trezentas pessoas, com destaque para estudantes de Biologia, de diversos municípios do Estado. Realizado no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, o encontro foi promovido pelo Ministério Público, Ibama, Instituto de Ciências Biológicas e UPF. A próxima edição será realizada em 2009, novamente tendo a participação e promoção do Ministério Público.