Vistoriada área de degradação
Consciente da importância de seu papel como fiscalizador ambiental, o Ministério Público de Terra de Areia esteve inspecionando uma área de degradação objeto de inquéritos civis públicos e termos de ajustamentos de condutas que está localizada na região de Itati, na extensão da reserva biológica da Serra Geral.
Na medida em que o 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, tem a intenção de lembrar todo ano a urgência de se preservar e proteger o planeta, foram vistoriadas áreas circundantes de morros – altitudes com cerca de 400 metros. De acordo com o promotor de Justiça Júlio Alfredo Almeida, que teve apoio do Batalhão Ambiental de Xangri-Lá, foi possível constatar a destruição causada pelas recentes chuvas que assolaram a região.
Durante a inspeção ocorrida na última sexta-feira, além da ausência de mata ciliar em alguns locais, o Ministério Público ainda verificou se os TAC’s celebrados com quem causou danos ao meio ambiente estão sendo cumpridos. Na ocasião também foi observado um processo de construção de açudes por particular. Em operação autônoma, o pelotão ambiental da Brigada Militar ainda procedeu autuações referentes a pesca irregular.