Horário para fechamento de bares em Vacaria
Os promotores de Justiça que atuam na cidade gaúcha de Vacaria entregaram aos vereadores e ao Prefeito Municipal três sugestões de leis que barrem a falta de segurança no Município. O objetivo do Ministério Público é acabar especialmente com os altos índices de embriaguez registrados em Vacaria. Para tanto, os Promotores sugerem a implantação de uma espécie de “lei seca”, em cuja vigência os bares existentes no Município deveriam obedecer determinados horários para fechamento. A idéia da implantação da "lei seca" vem sendo discutida, nos últimos dias, pelo Governo Estadual.
Na última quinta-feira (24), o Prefeito, parlamentares e outras autoridades participaram de encontro promovido pelo promotor de Justiça Márcio Roberto Silva de Carvalho para discutirem o tema. Na reunião, o promotor Luís Augusto Gonçalves Costa apresentou dados sobre outras leis que já estão em vigência, no Brasil, sobre o fechamento de bares a determinada hora. O médico do setor de plantão do hospital local, Geraldo Deboni, e a psicóloga da Brigada Militar, Neiva Pacheco, apresentaram dados estatísticos sobre a embriaguez em Vacaria.
Conforme os Promotores, a implantação da lei seca “daria condições e meios aos órgãos de segurança de atuarem na prevenção da criminalidade no Município”. Na sugestão de lei, os membros do Ministério Público escrevem que o álcool é “um dos maiores indutores de violência no país”. “Incontáveis são os crimes que ocorrem motivados, sobretudo, pelos excessos etílicos. Isto pode ser visualizado pelo relatório da Brigada Militar, que relaciona homicídios, lesões corporais, acidentes de veículos e tantos outros delitos e contravenções que tiveram como berço o consumo exagerado de álcool”, ressaltam.