Os preços dos combustíveis em pauta
Porque os preços dos combustíveis estão praticamente iguais em algumas praças? Para buscar resposta a esta e outras questões, o Fórum Estadual de Defesa do Consumidor irá se reunir no próximo dia 1º de junho, no auditório do prédio das Promotorias de Justiça Especializadas de Porto Alegre, na Rua Santana, 440. O debate pretende buscar também informações sobre as margens de comercialização nos combustíveis e como estão atuando os órgãos de fiscalização dos direitos dos consumidores no setor.
Um dos painéis terá a participação de representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul – Sulpetro e do Sindicato dos Distribuidores de Combustível no Rio Grande do Sul – Sindiscom, além do juiz de Direito Giovani Conti. Participarão ativamente dos debates os membros do Ministério Público que atuam na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre Alcindo Bastos da Silva Filho, Rossano Biazus e Alexandre Lipp João que coordena o Centro Integrado de Apoio Operacional e Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor – Cidecon.
Atualmente, há uma dificuldade por parte dos consumidores em compreender porque o segmento tem preços praticamente iguais. "O consumidor final não entende isso se temos uma lei de livre comércio onde vários preços devem ser praticados", afirma o presidente do Fórum Estadual do Consumidor, Alcebiades Santini.
O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor surgiu em 1996. É uma entidade sem fins lucrativos que congrega mais de 50 entidades públicas e privadas de defesa dos consumidores. O Fórum quer a conscientização da sociedade quanto aos seus direitos e deveres, socialização de informações e alternativas para soluções de conflitos no segmento de defesa do consumidor. Qualquer consumidor poderá participar do evento que inicia a partir das 9h.