Cinco presos por crime sexual em São Gabriel
Na manhã desta quarta-feira a Polícia Civil de São Gabriel cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal desta Comarca, efetuando a prisão de cinco pessoas acusadas da prática de exploração sexual de adolescentes, dentre outros crimes.
A prisão foi decretada em razão de ter chegado ao conhecimento da Justiça que diversos indivíduos integravam uma rede de exploração sexual de adolescentes, alguns praticando crimes de estupro e atentado violento ao pudor (presumidos pela idade das vítimas), e ainda ameaça e coação no curso do processo contra algumas das vítimas. Foi oferecida denúncia contra onze pessoas envolvidas em tais crimes, as quais foram acusadas também pelo crime de formação de quadrilha ou bando.
A investigação policial vem sendo desenvolvida desde a época em que outro integrante do bando foi preso preventivamente, em outubro de 2006, o qual já possui condenação provisória pela Vara Criminal de São Gabriel. Após sua prisão, naquela época, as vítimas daquele processo passaram a relatar abusos sofridos por outros investigados. Outras vítimas ainda acabaram por prestar depoimento relatando abusos similares.
A Policial Civil, conjuntamente com o Ministério Público, passou a investigar com profundidade os fatos relatados, chegando à autoria por parte dos delituosos. Em relação aos denunciados que praticaram os fatos mais graves, a autoridade policial representou pela decretação de sua prisão preventiva, que obteve parecer favorável do Ministério Público, tendo sido acolhido o pedido pelo Poder Judiciário.